domingo, 12 de julho de 2009

Maravilhas da tecnologia

Considero-me uma típica apreciadora de música - e aprecio muito. Mas, por enquanto, ainda sou daquele tipo que não toca nenhum instrumento, nunca li um livro de teoria da música (nem para iniciantes), não entendo a escala musical e suas variações e nem ser como se lê cifras, quem dirá partituras. O único contato com produção musical que tive foi uma tentativa frustrada de aprender a tocar baixo e uma única música que compus no Froot Loops (e quem conhece o programa sabe que não é preciso conhecer muito de teoria pra compor nele, basta força de vontade, paciência e o mínimo de intuição).

Pois bem, depois dessa apresentação quase constrangedora posso chegar ao ponto onde queria. Há algum tempo descobri um aparelho que não consigo tirar da cabeça: o Tenori-on. É um aparelho que produz música através de 256 leds distribuídos numa base quadrada, ou seja, 16x16 leds. A intenção é que a música seja produzida de forma intuitiva, bastando aprender a lógica dos sons que ele emite e dispensando qualquer teoria complexa. Já acho esse princípio bastante atraente, mas não para por aí. Os Leds são ao mesmo tempo botões e display. A medida que você os seleciona e vai criando a música, eles vão acendendo e criando um efeito visual que transparecem dos dois lados da base. É uma forma de transformar as ondas da sua música em experiência gráfica e dinâmica. Além dos 16x16 leds, existem seis modos diferentes que ao serem selecionados modificam os sons e as luzes, o que faz com que a possibilidade para um arranjo que não repita nenhuma nota (ou seja lá qual é o termo técnico pra isso) seja de (16x16x6 = 1536) MIL QUINHETOS E TRINTA E SEIS sons! Ele permite a criação de 16 canais diferentes, armazena os canais na memória e pode ser programado para repetir na quantidade de vezes que a música permitir ou até em loop contínuo e todas elas podem ser tocadas juntas, sincronizadas ou não. Enfim, eu poderia escrever mais algumas boas páginas sobre todas as funções e maneiras de armazenagem que ele comporta como gravar vocal e a possibilidade de copiar musica dentro de musica, mas vou deixar o vídeo explicativo da própria Yamaha que com certeza é bem mais interessante e de fácil compreensão.

E claro que não deixaria de colocar uma música feita no Tenori-on. Quem toca/canta é a Victoria Hesketh do Little Boots fazendo uma versão de Ready for the Floor de Hot Chip.

" height="364">